sábado, 5 de outubro de 2013

Perseguição de Fiéis


Na bíblia aparecem vários servos de Deus que foram perseguidos. Mas, eu gostaria de chamar a sua atenção para a vida de José. A bíblia começa falando da história de José, filho de Jacó (ou Israel). A partir do capítulo 37 de Gênesis.  A bíblia nos relata que Israel amava a José mais do que todos os seus filhos, pois era filho de sua velhice. E Israel faz-lhe uma túnica de várias cores e a dar a José. E seus irmãos tinham inveja de José por ele ser o “filho querido” de seu pai. E José sonha um sonho (versículo 07) e quer contá-lo a seus irmãos. Assim que José termina de contar o seu sonho, a palavra de Deus nos descreve no versículo 08 deste capítulo, os seus irmãos começando a indignar-se com José. Pois o sonho fala exatamente o que ia acontecer na vida de José. Era que seus irmãos teriam que se prostrar aos seus pés e que José seria maior dentre eles. Então José tem outro sonho e também o conta a eles.  Descrito no versículo 09; José também o conta para seu pai. Seu pai lhe repreendera porquanto não entendia o significado de o porquê a sua família teria que se prostrar a ele. No entanto, seu pai guardava este negócio no seu coração, porém seus irmãos o invejavam. E seus irmãos foram apascentar o rebanho de seu pai, a Siquém. E José não foi junto com seus irmãos, ele foi depois a mando de seu pai. Porém José só os achou em Dotã.

E os seus irmãos vendo que José vinha de longe conspiraram contra ele para o matarem. E criticaram José o chamando de “Sonhador”. E planejavam matar José e lançá-lo em uma das covas que havia no deserto. Para então dizer a seu pai que uma besta-fera o comeu. No entanto, Rúben disse a seus irmãos para não lhe tirarem a vida, para ele ser somente jogado na cova e depois retornar a seu pai. Assim que terminaram de planejar, José chega e eles lhe tiram a sua túnica de várias cores. E tomaram e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia. Não havia água nela. José na cova e seus irmãos assentados comendo pão olharam e viram uma companhia de ismaelitas que vinha de Gileade. Então Judá teve a idéia de não matar a José, mas vende-lo aos ismaelitas. E eles venderam a José por 20 moedas de prata, para o Egito. Seus irmãos tomaram a túnica de José e mataram um cabrito e a tingiram de sangue, para dizer a seu pai que verdadeiramente uma besta-fera o comeu. E foi o que aconteceu; Jacó rasgou as suas vestes e se lamentou por muitos dias. José é levado ao Egito, e Potifar, eunuco de Faraó, capitão da guarda, varão egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá. E o SENHOR estava com José (Cap. 39-02ª). E vendo o seu senhor que o SENHOR estava com José e que tudo o que ele fazia prosperava em sua mão, achou-lhe graça a seus olhos e o pôs sobre a sua casa e entregou na sua mão tudo o que tinha. E aconteceu que tudo o que estava posto nas mãos de José sobre a casa do egípcio o SENHOR abençoou por amor de José. E a bênção estendeu sobre a casa e no campo, em tudo o que tinha. E José era formoso a vista. Então José é tentado pela mulher de Potifar. E ela o perseguiu dizendo lhe: Deita-te comigo. No entanto, José sabia que isso não agradaria ao seu senhor, mas muito mais, isto não agradaria aos olhos de Deus. Então aquela mulher o perseguiu, mas não conseguiu. E por ela não ter conseguido tramou um plano e através deste plano José é levado ao cárcere.


Mas não se esquecendo de que o SENHOR era com ele (Cap.39-21). E o carcereiro entregou na mão de José todos os presos, porquanto tudo o que ele fazia o SENHOR o prosperava (versículo 23). Passam-se alguns dias, são presos o copeiro-mor e o padeiro-mor, por algo que aconteceu no palácio e Faraó acende a sua ira, contra eles. E estando os dois ali há muitos dias. Ambos têm um sonho numa mesma noite. E aconteceu que eles lhe contaram a José o sonho que sonharam. Primeiro o copeiro. E depois o padeiro. E José os interpreta a cada um o seu sonho. Que dentre três dias o copeiro, tornaria a seu oficio de copeiro. Mas ao padeiro também dentre três dias, seria enforcado e aves as haviam de comer a sua carne. E assim foi feito, conforme a interpretação de José. E aconteceu que ao fim de dois anos inteiros, “Faraó sonhou”. E acordou nesta noite e tornou a dormir; dormindo novamente tornou-se a sonhar. E seu espírito se perturbou pela manhã, e chamou a todos os adivinhadores e os seus sábios e Faraó contou-lhes os sonhos. Mas “ninguém” soube interpretá-los. Então o copeiro-mor vendo tudo aquilo, contou a Faraó o que havia acontecido na prisão depois do dia em que foi preso junto ao padeiro-mor. Então, Faraó vê que talvez aquele jovem pudesse o ajudar na interpretação daqueles sonhos. 

E chamou a José. E chegando-se José a face de faraó, foi logo lhe dizendo que aquilo não estava nele, mas que Deus é quem dá a resposta de paz a ele. José interpreta os sonhos de Faraó, como todos nós sabemos, sete anos de vacas gordas e sete anos de vacas magras... Então, José vira o governador do Egito. E somente no trono Faraó era maior que José (cap. 41-40). Então Faraó decide chamar José de Zafenate-Paneia e sua mulher a Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E José sai a toda a terra do Egito, estando ele já com 30 anos de idade. E dentre estes sete anos de fartura José tem dois filhos, um que se chamou: Manassés e o outro Efraim. Após estes nascimentos, vêm os sete anos de fome sobre a terra. É quando o pai de José fala a seus dez irmãos para irem ao Egito onde havia ouvido falar que havia mantimento e alimento, para comprarem trigo. E José era o governador do Egito, e os seus irmãos chegaram a sua face e inclinaram-se, mas não reconheceram a José. Somente José reconheceu a seus irmãos. É quando José lembra-se do “sonho” que tivera ainda quando era mais moço (cap.42-09).

E José sai da presença de seus irmãos e começa a chorar. Lembrando-se do que coisa tão má eles haviam feito com ele. Então José decide chamá-los de espias e tem uma idéia de tentar prender ao menos um deles para que eles fiquem pasmados, de que coisa alguma teria de pensar sobre o governador do Egito. E os seus irmãos vão e voltam ao Egito, quando José decide jantar com eles e ver a Banjamim, seu irmão mais novo. E chorou escondido, em uma câmara. No capítulo 44 José tenta novamente deter seus irmãos; quando decide por na boca do saco de Benjamim o seu copo de prata, para prender Benjamim. No entanto Judá suplica a José, (ou para eles o governador) para que não o prende-se, pois eles eram homens integro de coração e haviam ido ali apenas para comprar mantimento.

José não podia mais se conter diante de seus irmãos. E José manda sair todos que estavam com ele, ficam apenas José e seus irmãos, quando decide lhes dizer que és José o irmão que havia sumido (Cap. 45-01). Mas, o seu choro foi tão grande. E era um pranto de alívio tão grande que todos ouviram de longe o seu gemido, inclusive a casa de Faraó. Depois que José desabafa com seus irmãos, ele pede para que mande seu pai o visitar. Então Faraó, ouvindo toda a história que aconteceu na vida de José, chama a família de José para fossem a Canaã. No entanto, José conversa com Faraó e decide então que José e seu pai e seus irmãos, tivessem posse na terra do Egito, no melhor da terra. E José sustentou de pão a seu pai, e a seus irmãos, e a toda a sua casa de seu pai, segundo as suas famílias. (Gênesis:47-12).

Amado, o que nós aprendemos com a vida ou a história de José? José foi perseguido até pela a sua família, sangue do seu sangue. Ele era apenas um SONHADOR. Mas justamente porque José era um sonhador que o Senhor começa a fazê-lo maior que os seus sonhos.  Não se esquecendo que em todo o tempo em que ele era perseguido, humilhado, o SENHOR era com ele! Citei os dois versículos que falam isso. O que eu quero te dizer, é que mesmo você estando em um lugar a onde jamais imaginou estar. Se o SENHOR estiver contigo, não se desespere, no final vai dar tudo certo. Ouvi uma pregação em que dizia: É quando está tudo na situação pior, no momento pior, a onde você não consegue mais, é à hora de Deus agir! As lutas que enfrentamos não são fáceis. Quantas vezes nós queremos apenas estar mais um minuto a sós com Deus? Mas Deus quer mais de nós, nesta última hora.

Vamos começar a correr atrás do tempo. Começando a clamar nas horas em que é para descanso. Vai clamando de madrugada, mesmo sem haver esperanças. Começa a fazer hora extra na seara do Senhor. Deus vai te abençoar! Eu creio que vai sim! Porque Deus quer que olhemos somente para ele. Ele quer ser o centro da tua vida e do teu viver. Perceba, que antes de José ser chamado por Faraó para interpretar os seus sonhos, ele interpretou os sonhos de dois presos, no cárcere? Irmão, o Senhor já esta com tudo pronto para te abençoar, somente depende de você, se preparar para estar pronto para receber aquilo que é para ti.

Ele já havia feito aquilo na prisão, então diante de Faraó foi outra história semelhante. Você não está vendo, Deus está te fazendo passar por momentos em que você já esta pronto, para quando chegar o dia, tu não fraquejar. Ele está aí do teu lado, então começa a falar com ele. Começa a pensar nele assim em que tu abrires os olhos, todas as manhãs. Pois se estamos aqui até hoje é porque o Senhor tem nos sustentado. Mas, os sonhos não podem acabar, pois estes sonhos Deus te fez sonhar. Se vier temporal contra ti, tenha fé você vai resistir! Pode o vento mais forte soprar e a chuva impetuosa também podem cair, a sua casa não vai desabar e as promessas de Deus, pra você vão se cumprir! Deus tem sonhos pra você, sonhos tão reais. Sonhe os sonhos de Deus! Graça e paz sejam convosco. Amém.

Por Tatielle Milhomem

Nenhum comentário:

Postar um comentário