A paz do Senhor, amados. Para começar a falar sobre
casamento, gostaria de falar um pouco sobre “quem” são as pessoas que podem
namorar. Porque para se ter um relacionamento bem sucedido, a pessoa tem que
ter uma postura diferente dos demais. Portanto, diz, em Hebreus: 13-04:
“Venerado
seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à
prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.”
É aqui a onde começaremos a falar sobre os Padrões de Imoralidade Sexual.
O crente, antes de mais nada, precisa ser moral e sexualmente puro(
Referências: II Coríntios:11-02; Tito:02-05 e I Pedro:03-02). A palavra “puro”
significa livre de toda mácula da lascívia. O termo refere-se a abstenção de
todos os atos e pensamentos que incitam desejos incompatíveis com a virgindade
e a castidade ou com os votos matrimoniais da pessoa. Refere-se, também, ao
domínio próprio e a abstenção de qualquer atividade sexual que contamina a
pureza da pessoa diante de Deus. Isso abrange o controle do corpo “em
santificação e honra” (I Tessalonicenses: 04-04) e não em “concupiscência” (I Ts:
04-05). Este ensino das Escrituras é tanto para os solteiros, como para os
casados. No tocante ao ensino bíblico sobre a moral sexual, vejamos o seguinte:
1- A intimidade sexual é limitada ao matrimônio. Somente
nesta condição ela é aceita e abençoada por Deus (Gênesis: 02-24; Cantares:
02-07 e Ct: 04-12). Mediante o casamento, marido e mulher tornam-se uma só
carne, segundo a vontade de Deus. Os prazeres físicos e emocionais normais,
decorrentes do relacionamento conjugal fiel, são ordenados por Deus e por Ele
honrados.
2- O adultério, a fornicação, o homossexualismo, os
desejos impuros e as paixões degradantes são pecados graves aos olhos de Deus
por serem transgressões da lei do amor (Êxodo: 20-14) e profanação do
relacionamento conjugal. Tais pecados são severamente condenados nas Escrituras
(Provérbios: 05-03) e colocam o culpado fora do reino de Deus (Romanos: 01-24
ao 32; I Coríntios:06-09 e 10 e Gálatas:05-19 ao 21).
3- A
imoralidade e a impureza sexual não somente incluem o ato sexual ilícito, mas
também qualquer prática sexual com outra pessoa que não seja seu cônjuge. Há
quem ensine, em nossos dias, que qualquer intimidade sexual entre jovens e
adultos solteiros, tendo eles mútuo “compromisso”, é aceitável, uma vez que não
haja ato sexual completo. Tal ensino peca contra a santidade de Deus e o padrão
bíblico da pureza. Deus proíbe, explicitamente, “descobrir a nudez” ou “ver a
nudez” de qualquer pessoa a não ser entre marido e mulher legalmente casados (Levítico:
18-06 ao 30 e Lv:20-11,17,19 ao 21).
4- O crente deve ter autocontrole e abster-se de toda e
qualquer prática sexual antes do casamento. Justificar intimidade premarital em
nome de Cristo, simplesmente com base num “compromisso” real ou imaginário, é
transigir abertamente com os padrões santos de Deus. É igualar-se aos modos
impuros do mundo e querer deste modo justificar a imoralidade. Depois do
casamento, a vida íntima deve limitar-se ao cônjuge. A Bíblia cita a temperança
como um aspecto do fruto do Espírito, no crente, e, a conduta positiva e pura,
contrastando com tudo que representa prazer sexual imoral como libidinagem,
fornicação, adultério e impureza. Nossa dedicação à vontade de Deus, pela fé,
abre o caminho para recebermos a bênção do domínio próprio: “temperança”
(Gálatas: 05-22 ao 24).
5- Termos bíblicos descritivos da imoralidade e que
revelam a extensão desse mal. (a) Fornicação. Descreve uma ampla variedade de
práticas sexuais, pré ou extramaritais. Tudo que significa intimidade e carícia
fora do casamento é claramente transgressão dos padrões morais de Deus para seu
povo (Levítico: 18-06 ao 30; Lv:20-11,12,17,19 ao 21; I Coríntios:06-18 e I
Tessalonicenses:04-03). (b) A lascívia denota a ausência de princípios
morais, principalmente o relaxamento pelo domínio próprio que leva à conduta
virtuosa (I Timóteo: 02-09 ver sobre a modéstia). Isso inclui a inclinação à
tolerância quanto a paixões pecaminosas ou ao seu estímulo, e desse modo a
pessoa torna-se partícipe de uma conduta antibíblica (Gálatas: 05-19;
Efésios:04-19 e I Pedro:02-02 e 18). (c) Enganar, e, aproveitar-se de uma pessoa, ou
explorá-la (I Tessalonicenses: 04-06), significa privá-la da pureza moral que
Deus pretendeu para essa pessoa, para a satisfação de desejos egoístas.
Despertar noutra pessoa estímulos sexuais que não possam ser correta e
legitimamente satisfeitos, significa explorá-la ou aproveitar-se dela (I Ts:
04-06 e Efésios: 04-19). (d) A lascívia ou cobiça carnal é um desejo carnal
imoral que a pessoa daria vazão se tivesse oportunidade (Efésios: 04-22; I
Pedro: 04-03; II Pedro: 02-18 e Mateus: 05-22).
Agora, explicaremos alguns versículos que fala sobre o nosso corpo e sobre o
casamento, com alguns teólogos da bíblia.
*Em I Coríntios: 06-18: “FUGI DA PROSTITUIÇÃO”.
A imoralidade sexual é terrivelmente abominável diante de Deus. Mais do que
qualquer outro ato pecaminoso, profana o corpo, que é o templo do Espírito
Santo. Por isso, Paulo admoesta: “Fugi” da imoralidade sexual. O uso do tempo
presente, aqui, indica que o cristão deve fugir repetidas vezes da imoralidade
sexual (Gênesis: 39-12).
*Gênesis: 39-12: “Ele... Fugiu”.
José, por lealdade e fidelidade a seu Deus, bem como por lealdade a Potifar,
continuou resistindo ao pecado (Provérbios: 07-06 ao 27). Ele triunfou sobre a
tentação, porque de antemão já estava firmemente decidido a permanecer
obediente ao seu Senhor e a de não pecar (Gn: 39-versículo 09). O crente do
novo concerto vence a tentação da mesma maneira. Ele precisa tomar uma decisão
firme e resoluta de não pecar contra Deus. Havendo esse propósito, não poderá haver
lugar para desculpas, exceções ou concessões.
*I Coríntios: 06-19: “Nosso corpo é o Templo do Espírito Santo”.
Se somos cristãos, nosso corpo é a morada pessoal do Espírito Santo
(Romanos:08-09 e 11, onde vemos que o Espírito Santo é o selo de Deus em nós,
mostrando que lhe pertencemos). Porque Ele habita em nós e pertencemos a Deus,
nosso corpo nunca deve ser profanado por qualquer impureza ou mal, proveniente
da imoralidade, nos pensamentos, desejos, atos, filmes, livros ou revistas. “Internet”.
Pelo contrário, devemos viver de tal maneira que glorifiquemos e agrademos a
Deus em nosso corpo (versículo 20).
*I Coríntios: 07-01: “Que o homem não tocasse em mulher”.
O capítulo 07 todo é a resposta de Paulo às perguntas feitas pela igreja de
Corinto a respeito da vida conjugal. Suas instruções devem ser lidas à luz do
versículo 26: ”Tendo, pois, por bom, por causa da instante necessidade”. Um
período de grande aflição e perseguição estava para vir sobre os cristãos de
então, e nessa situação, a vida conjugal seria difícil. Nota-se que “não tocar
em mulher” significa, aqui, não casar-se.
*I Coríntios: 07-03: ”O marido pague à mulher”.
O compromisso do casamento importa em cada cônjuge abrir mão do direito
exclusivo ao seu próprio corpo e conceder esse direito ao outro cônjuge. Isso
significa que nenhum dos cônjuges deve deixar de atender os desejos sexuais
normais do outro. Tais desejos, dentro do casamento são naturais e providos por
Deus, e evadir-se da responsabilidade de satisfazer as necessidades maritais do
outro cônjuge é expor o casamento às tentações de Satanás no campo do
adultério. (versículo 05).
*I Coríntios: 07-11: ”Se, porém, se apartar, que fique sem casar.”
No versículo 10, Paulo mostra que a vontade de Deus para o casamento é que ele
seja permanente. Também mostra que, às vezes, o relacionamento conjugal se
torna tão insuportável que é necessário os cônjuges se separarem. No versículo
11, portanto, Paulo não se refere ao divórcio permitido por Deus, causado por
adultério (Mateus: 19-09), nem ao abandono de um cônjuge pelo outro (versículo
15). Pelo contrário, Paulo está falando da separação sem divórcio formal.
Talvez isso se refina a situações em que o cônjuge age de modo a pôr em perigo
a vida física ou espiritual da esposa e dos filhos. Em tais casos, é preferível
que um dos cônjuges deixe o outro, mas que permaneça sem casar. É inaceitável
que Paulo fosse favorável a não separação de um casal em que um dos cônjuges
vive sempre a maltratar fisicamente o outro e a agredir os filhos.
*I Coríntios: 07-12: ”Digo eu, não o Senhor”.
Não se trata de Paulo meramente dar sua opinião aqui, antes; está declarando
que não tem uma citação de Jesus para confirmar o que ele vai escrever. No
entanto, o que ele passa a escrever, procede de quem tem autoridade apostólica,
sob inspiração divina.
*I Coríntios: 07-14: ”Marido... Mulher... Filhos”.
Quando no casamento, um dos cônjuges é incrédulo, tal casamento bem como os
filhos nascidos dele são legítimos diante de Deus. A situação aludida neste
versículo não é a do aspecto legal. Neste caso, o crente deve continuar vivendo
com o descrente, sem separar-se e sem dividir o lar. Além disso, por ser crente
o marido ou a mulher, ele, ou ela poderá ter uma influência especial para levar
o outro cônjuge a aceitar Cristo (I Pedro: 03-01 e 02).
*I Coríntios: 07-15: ”Não está sujeito à servidão”.
Na eventualidade do cônjuge descrente abandonar ou divorciar-se do cônjuge
crente, o relacionamento conjugal é dissolvido e o crente está livre de suas
obrigações conjugais anteriores. “Neste caso... não está sujeito à servidão”,
significa que o crente fica desobrigado do contrato conjugal. A palavra
“servidão” significa literalmente “escravizar”. Neste caso, o crente fiel já
não está escravizado aos seus votos conjugais. Tal cônjuge crente abandonado
fica livre para casar-se de novo, mas só com um crente (versículo 39. Mateus:
19-09’Sobre divórcio’).
*I Coríntios: 07-19: ”A observância dos
mandamentos de Deus”.
Como é que Paulo, que enfatizou tão fortemente a salvação pela fé (Romanos:
03-04), pode dizer que o que realmente importa é “a observância dos mandamentos
de Deus”? Porque a salvação recebida pela fé deve levar a pessoa a obedecer,
amar e servir a Deus. Uma obediência abaixo disso não corresponde à fé savífica
neotestamentária. (Gálatas: 05-06; Gl: 06-15).
*I Coríntios: 07-31: “Os que usam deste mundo”.
Vivemos num tempo em que todas as coisas do mundo se aproximam rapidamente do
fim. Por essa razão, este viver terreno não deve ser a nossa maior preocupação;
devemos dirigir nossa máxima atenção no que concerne ao nosso lar celestial
(Hebreus: 11-13 ao 16).
*I Coríntios: 07-32: “O solteiro”.
As escrituras afirmam que o estado de solteiro não é, de modo algum, inferior
ao de casado. Na realidade, é melhor, e isso no aspecto mais importante de
todos: a possibilidade de prestar serviço a Deus, sem outras preocupações. O
solteiro, (versículos: 32 e 33), ou a solteira (versículo 34) pode dedicar-se
às coisas do Senhor mais do que o casado. “Ser santo, tanto no corpo como no
espírito”, não se refere à modelo de ética, mas à possibilidade de uma maior
dedicação a Deus, sem o peso das responsabilidades, preocupações e problemas da
família. O solteiro pode dedicar-se, com todos os seus dons, ao Senhor, coisas
do Senhor e com a sua Palavra.
Apóstolo Pedro também ensinando sobre o
casamento:
*I Pedro: 03-01: “Maridos... sejam ganhos”.
Pedro ensina como uma esposa deve agir a fim de ganhar para Cristo o seu marido
não salvo. (1)
Ela deve ser submissa ao marido e reconhecer a sua liderança na família
(Efésios: 05-22). (2) Ela deve conduzir-se de modo santo e
respeitoso, com espírito mando e quieto (versículos: 02 ao 04; I Timóteo:02-13
e 15). (3)
Ela deve esforçar-se para ganhar o marido para Cristo, mais pelo comportamento,
do que por suas palavras.
*I Pedro: 03-03 e 04: “Enfeite exterior... Beleza interior”.
Os adornos berrantes, exagerados e dispendiosos são contrários ao espírito
modesto que Deus requer da pare das mulheres cristãs (I Timóteo: 02-09). (1) O que
muito importa para Deus nas mulheres cristãs é uma disposição mansa e quieta
(Mateus: 11-29; Mt:21-05) que as leva a honrá-lo, ao dedicarem-se a ajudar o
marido e a família a alcançar a vontade de Deus para as suas vidas. (a) O
adjetivo “manso” descreve uma atitude despretensiosa que se manifesta numa
submissão amável e na solicitude pelo próximo (Mateus: 05-05; II Coríntios:
10-01 e Gálatas: 05-23). (b) O adjetivo “quieto” refere-se à esposa não ser
agitada e indelicada. Noutras palavras, Deus declara que a verdadeira beleza da
mulher é questão de caráter, e não primeiramente de enfeites. (2) As
esposas cristãs de nossos dias devem ser fiéis a Cristo e à sua Palavra, num
mundo dominado pelo materialismo, pelas modas dominantes, pelos direitos
humanos, pela obsessão sexual e pelo desprezo aos valores do lar e da família.
*I Pedro: 03-07: “Vós maridos”.
Pedro menciona três coisas que o marido deve cuidar em relação a sua esposa. (1) Devem
demonstrar consideração e compreensão, convivendo com a esposa com amor e em
harmonia com a Palavra de Deus (Efésios: 05-25 ao 33 e Colossenses:03-19). (2) Devem
demonstrar respeito com co-herdeiros da graça de Deus e da salvação. Isso quer
dizer que as esposas devem ser honradas, sustentadas, ajudadas e protegidas, de
conformidade com as suas necessidades. “Mais fraco”, por certo se refere Às
forças físicas da mulher. O marido deve elogiar e estimar grandemente a esposa,
à medida que ela procura amá-lo e ajuda-lo, segundo a vontade de Deus
(versículos: 01 ao 06; Efésios:05-23). (3) Devem evitar qualquer tratamento injusto e
impróprio para com elas. Pedro indica que o marido que não usa de compreensão
com a sua esposa e que não a honra como uma irmã em Cristo, prejudicará o seu
relacionamento com Deus, criando uma barreira entre suas orações e Deus.
(Colossenses: 03-19).
Agora, começo a falar sobre “Namoro Cristão”.
Referência: “Andarão dois juntos se não
estiverem de acordo?” Amós: 03-03.
Relação: Ação Recíproca: Vaivém.
Relacionar implica em:
Companhia: Companheirismo, Estar junto de, andar junto a, viver junto
de...
Não se vive bem em companhia de alguém se
não estiver de acordo com esse alguém.
O jovem crente e o namoro:
Texto bíblico: Salmos: 119-09: “Como
purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.”
O jovem que quer iniciar um namoro
cristão para ter um relacionamento bem sucedido e ter um casamento abençoado,
tem que entender vários motivos que podem desagradar um ao outro ao decorrer do
namoro.
Primeira etapa é entender que é na Juventude que se inicia a fase...
° dos sonhos,
° da robustez,
° da energia,
° força física,
° das grandes oportunidades etc.
Mas, apesar das contritas pressões e desafios na fase da Juventude, é possível
agradar e levar Deus a sério.
Isto porque, existem alguns conselhos bíblicos sobre os relacionamentos e
namoros. Vajamos:
° Eclesiastes: 11-09 e 10, diz:
“ Alegra-te jovem na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua
mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos;
sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo.
Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a
adolescência e a juventude são vaidade. ”
Gênesis: 02-18: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só;
far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.”
Provérbios: 19-14:” A casa e a fazenda são herança dos pais; mas do SENHOR vem
a mulher prudente. ”
Salmos: 37-04: “Deleita-te também no Senhor, e ele concederá o desejo do teu
coração.”
Mateus:06-08:” Porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho
pedir.”
2° Timóteo:02-22: “Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a
fé, o amor e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.”
a)
Namore com quem ama a Deus.
* 2 Coríntios:06-14 e 15:” Não vos prendais a um julgo desigual com os
incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão
tem a luz com as trevas?
Que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o crente com o
incrédulo?”
b) Namore
com quem diz ser cristão e vive como um cristão.
* I Coríntios:05-11: “Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele
que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou
beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais.”
c) Namore
com quem não é uma pessoa colérica.
* Provérbios:22-24:” Não faças amizade com o iracundo; nem andes com o homem
colérico.”
d)Namore com quem não é cristão preguiçoso.
* 2 Tessalonicenses:03-06: “Mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus
Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo
a tradição de trabalho que de nós recebestes.”
e)
Namore com quem olha mais para a beleza interior.
* I Pedro:03-03 e 04: “ O enfeite delas não seja o exterior...mas o homem
encoberto no coração, no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que
é precioso diante de Deus. ”
f)
Namore com quem tenha uma boa atitude.
A bíblia diz em Romanos: 15-05 e 06:” Ora, o Deus da paciência e consolação vos
conceda o mesmo sentimento uns para os outros, segundo Cristo Jesus, para que
concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
”
g)
Namore com alguém que lhe anima e lhe apoia.
Filipenses: 02-01 e 02:” Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma
consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis
afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o
mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.”
DIFERENÇA DE AMOR
E PAIXÃO:
* AMOR: É algo que cresce e se desenvolve.
- Paixão: É repentina, aparece num momento.
* AMOR: Baseia-se no compartilhar mútuo.
- Paixão: Baseia-se na satisfação egoísta.
* AMOR: Concentra-se em uma pessoa como alvo.
- Paixão: Tem dificuldade de amar uma só pessoa.
* AMOR: Caracteriza-se por segurança e
confiança.
- Paixão: Caracteriza-se por insegurança e ciúmes.
* AMOR: Compreende que o físico é uma parte do
amor.
- Paixão: Compreende que o físico é o centro e o mais importante.
*AMOR: Há respeito mútuo.
- Paixão: Há exploração ou manipulação por parte de um.
* AMOR: Seus ideais se baseiam na realidade de
sua personalidade e possibilidades.
- Paixão: Seus ideais se baseiam em
fantasias.
* AMOR: O amor os leva a crescer conhecer e
ajustar-se.
- Paixão: As emoções são inconstantes, sente
amor e repudio uma vez ou outra.
* AMOR: Ajunta-se e buscam o melhor para o
outro.
- Paixão: Há competição para ver quem tem a última palavra.
(Qual
o maior problema entre os casais de namorados hoje em dia?)
R: A infiltração carnal e mundana no
namoro dos jovens, por meio de: CARÍCIAS. As carícias devem ser guardadas para
o casamento(Provérbios:06-27 e 28; Provébios:20-21). Para isso, é preciso vencer as concupiscências(Tiago:01-14 e 15), seja a dos olhos(Gênesis:03-06; Josué:07-21 e Mateus:06-22 e
23), seja a da carne(I Coríntios:06-19 e 20).
(Como
procurar um/a namorado/a?)
* Observar:
- A espiritualidade: (I Coríntios:02-14
ao 16; I Coríntios:15-11).
- A beleza interior: (Provébios:15-13).
- A compatibilidade(Amós:03-03).
Antes de começar um namoro, deve-se verificar se não há incompatibilidades
religiosa, social, etária, cultural, etc.
(Como
conduzir o NAMORO de acordo com a vontade de Deus?)
° Leia sempre a palavra de Deus(Salmos:119-105);
° Ore todos os dias(I Tessalonicenses:05-17;
Jeremias:33-03);
° Cultive o amor(I Coríntios:16-14 e I Coríntios:13-04 ao 08), pois, sem ele, não há razão para
existir namoro;
° Aprenda a renunciar(Mateus:16-24);
° Não seja sempre o(a) “dono(a) da verdade” (Filipenses:02-04);
° Saiba viver em harmonia(Provébios:17-01),
aprendendo a “dar o braço a torcer” (Provébios:15-01);
° Seja fiel, pois, quem não é fiel no namoro, não o será no casamento.
° Quem ama de verdade se mantém fiel até o fim(Provébios:05-15 ao 20 e Malaquias:02-14 e 15).
Sigam estes conselhos! Sejam fiéis um ao outro. E vamos juntos conquistar e
viver o impossível que Deus reservou para a sua Noiva!
O meu amor seja com todos vós, em Cristo Jesus. Amém!
Por Tatielle Milhomem,
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